Pesquisa personalizada

TV e VÍDEO

««« DOIS CLIQUES PARA ASSISTIR EM TELA CHEIA »»»

Atualização nos Satélites

Dica

:- SE OS VÍDEOS ESTIVEREM TRAVANDO, ASSISTA EM TELA CHEIA !!!!

«« RTP Internacional - PORTUGAL »»





















































domingo, 24 de junho de 2012

Fotografia: esqueca os megapíxeis, vêm aí os gigapíxeis


Quantos píxeis tem a sua câmara fotográfica? 15, 20,30, 40 megapíxeis? Esqueça essas medidas, porque agora a medida de referência vai passar a ser o gigapíxel, ou seja 1000 vezes mais do que estamos habituados (um milhão de píxeis).

Esta quarta-feira, um grupo de engenheiros americanos apresentou na revista científica «Nature», um protótipo de câmara fotográfica capaz de capturar imagens com um nível de detalhes sem precedentes, medido em gigapixeis (para já apenas a preto e branco).

A «supercâmara de fotos», desenvolvida pela equipe de David Brady, da Universidade de Duke, dos Estados Unidos, «regista uma imagem de um gigapixel em menos de um décimo de segundo», disse à agência AFP. O projeto é denominado Aware-2 e poderá vir a tornar-se um sucesso comercial, ainda que neste momento isso seja impossível, porque o dispositivo pesa 45kg.

O protótipo de câmara «sincroniza» 98 pequenas câmaras numa só. «Cada uma das microcâmaras captura informações de uma área específica do campo visual», explicou Brady, acrescentando: «Um processador informático com todas estas informações cria uma única imagem com muito detalhe. Em muitos casos, a câmara pode capturar imagens de coisas que os fotógrafos não conseguem ver, mas podem detectar depois na imagem».

Segundo os investigadores, a próxima geração de câmaras com a resolução em gigapixeis poderá estar disponível nos próximos cinco anos, pelo menos para uso profissional, quando os componentes eletrónicos forem miniaturizados e mais eficazes.

A nível de segurança, as câmaras com este nível de resolução podem abrir perspectivas para melhorar a segurança dos aeroportos, a vigilância militar ou, inclusivamente, a cobertura de manifestações desportivas. Nos testes já desenvolvidos, a equipa conseguiu fotografar o horizonte de Seattle e depois de analisar a imagem vislumbrou os sinais «in» e «out» numa garagem que ficava a 800 metro de distância.

O projeto de 25 milhões de dólares foi financiado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada para a Defesa (DARPA, sigla em inglês), que pertence ao Departamento de Defesa dos EUA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Canales Deportes y Películas

««« SAT TOTAL REPLAY »»»

Arquivos do BLOG

CANAL SAPO VÍDEOS

Atualize por e-mail