Pesquisa personalizada

TV e VÍDEO

««« DOIS CLIQUES PARA ASSISTIR EM TELA CHEIA »»»

Atualização nos Satélites

Dica

:- SE OS VÍDEOS ESTIVEREM TRAVANDO, ASSISTA EM TELA CHEIA !!!!

«« RTP Internacional - PORTUGAL »»





















































quinta-feira, 5 de julho de 2012

Santo do Dia - Pedro Vigne - 08 de Julho

Pedro Vigne

Bem-aventurado

1670-1740

Fundou a Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento
Irmãs Sacramentinas
Pierre, ou Pedro, Vigne nasceu no dia 20 de agosto de 1670 na França, em Privas, uma pequena cidade ainda sob as seqüelas de lutas religiosas entre católicos e protestantes no século anterior. Seus pais, Pedro e Francisca, eram protestantes, mas batizaram os cinco filhos também na paróquia católica de Privas. Era assim que os protestantes agiam, tentando resguardar os filhos de uma possível discriminação religiosa. Duas meninas morreram cedo. Ele e seus dois irmãos mais velhos tiveram uma vida confortável.

Até os dezesseis anos, Pedro recebeu formação cristã católica e teve uma instrução de bom nível. No final da adolescência, entretanto, parecia ter reabsorvido a fé da família e pretendia tornar-se pastor protestante, estudando na Suíça. Foi então que sua vida teve uma transformação súbita, pela tomada de consciência da presença de Jesus Cristo na eucaristia.

Pedro viajava a cavalo quando passou por ele um sacerdote católico levando o viático a um enfermo. Nesse instante, como são Paulo Apóstolo, seu cavalo refugou seguir adiante, três vezes. Essa experiência o orientou definitivamente para o Salvador. Pouco tempo depois, ingressou no Seminário de São Sulpício de Viviers. Em 1694, foi ordenado sacerdote e seguiu, como vigário, a Saint-Agrève.

Nessa época, sente que o Senhor o quer como missionário no meio do povo simples. Assim, em 1770, ingressou na Congregação dos Padres Lazaristas, em Lyon, onde recebeu uma sólida formação voltada à pobreza e para as chamadas "missões populares". Logo começou a evangelizar a população mais distante e esquecida. Em 1706, com aprovação dos seus superiores, deixou os lazaristas para ser um missionário itinerante, utilizando seu próprio método pastoral.

Durante mais de trinta anos, padre Vigne percorreu, a pé ou a cavalo, longas distâncias. Incansável, celebrava a missa, expunha o Santíssimo Sacramento e ensinava os fiéis a adorá-lo. A Mãe de Deus também ocupou um lugar de predileção nos seus ensinamentos e orações. Em 1712, chegou à cidade de Boucieu le Roi, onde fixou sua residência. Lá, a paisagem permitiu-lhe erigir uma Via-Sacra. Com a ajuda da população, construiu trinta e nove estações, entre a aldeia e o campo, que ensinam aos cristãos a seguir Jesus, da ceia à Páscoa e a Pentecostes.

Mas padre Vigne queria, também, promover o culto à eucaristia. Para isso, em 1715, fundou a Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento. Às Irmãs Sacramentinas ele recomendou com insistência a caridade, a vida oculta, o silêncio, a oração: tudo que lhes permitisse ser missionárias fervorosas, a serviço da Igreja e de seus irmãos mais pobres. Preocupado com a formação cristã e instrução das crianças, o fundador criou escolas e um seminário de professoras de classe.

Apesar da vida intensa, padre Vigne nunca deixou de procurar seus antigos mestres do Seminário de São Sulpício, em Lyon. Com relativa freqüência ia se encontrar com seu confessor e seu diretor espiritual. Atraído pela espiritualidade eucarística dos Padres do Santíssimo Sacramento, entrou nessa sociedade sacerdotal em 1724, em Valença.

Ao notar sua jovem Congregação consistente, passou a dedicar-se a escrever livros de regulamentos de vida, obras de espiritualidade. Mas continuou, também, com as viagens apostólicas. Aos setenta anos, padre Vigne ressentiu-se dos efeitos da fadiga. Durante uma missão em Rencurel, passou mal e morreu, em 8 de julho de 1740. Seu corpo foi transportado para a cidade de Boucieu, e sepultado na igrejinha.

A Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento, nesses quase trezentos anos, superou grandes dificuldades. A aprovação canônica ocorreu em 1869. A Casa-mãe e noviciado foram estabelecidos em Valença.

Atualmente, as Irmãs Sacramentinas estão presentes na Itália, Inglaterra, Irlanda e principalmente no Brasil, com várias Casas.

O papa João Paulo II, em 2004, beatificou o fundador e marcou sua celebração para o dia de sua morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Canales Deportes y Películas

««« SAT TOTAL REPLAY »»»

Arquivos do BLOG

CANAL SAPO VÍDEOS

Atualize por e-mail