Pesquisa personalizada

TV e VÍDEO

««« DOIS CLIQUES PARA ASSISTIR EM TELA CHEIA »»»

Atualização nos Satélites

Dica

:- SE OS VÍDEOS ESTIVEREM TRAVANDO, ASSISTA EM TELA CHEIA !!!!

«« RTP Internacional - PORTUGAL »»





















































terça-feira, 28 de agosto de 2012

Igreja Universal faz 35 anos e conquista milhões de fiéis em quase 200 países

A reportagem especial do Domingo Espetacular mostra um raio-X com todos os detalhes dos 35 anos de história da Igreja Universal do Reino de Deus.
 
Toda essa história também é apresentada com detalhes no livro Nada a Perder -Momentos de Convicção que Mudaram a Minha Vida (Editora Planeta), primeiro de uma trilogia na qual o bispo Edir Macedo conta como se tornou um dos maiores pregadores evangélicos do mundo. (01:04:09)
 
 

FONTE:- R7

IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

Dentre as comunidades protestantes pentecostais, a que mais se propaga atualmente é a chamada Igreja Universal do Reino de Deus", fundada no Brasil em 1977 por Edir Macedo Bezerra.
 
 
1. Traços biográficos
 
 
Edir Macedo Bezerra nasceu no Estado do Rio de Janeiro. Quis ser professor; todavia, abandonou seu curso universitário sem o concluir, pois era uma pessoa deprimida. Procurou alivio na Igreja Católica, mas não se satisfez. Passou então para o espiritismo e freqüentou terreiros de macumba, mas também aí não encontrou as respostas desejadas. Fez- se então membro da Igreja Pentecostal Nova Vida, onde permaneceu até 1974. Deixou-a para pregar; por conta própria, a cura mediante a fé. Em1974, junto com Roberto Augusto Alves, Romildo Soares (seu cunhado) e os irmãos Samuel e Fidelis Coutinho, fundou a Igreja Cruzada do Caminho Eterno. Em 1977 se desentendeu­ com os irmãos Coutinho e, ao lado do cunhado e de Roberto Augusto, inaugurou a Igreja Universal do Reino de Deus na Abolição (zona norte do Rio de Janeiro).

Quatro anos após a fundação, Edir outorgou o título de "bispo" a si próprio e a Roberto Augusto. "Esse negócio de bispo é só um título para envolver os católicos", terá dito Edir Macedo, segundo o depoimento de Roberto Augusto ao Jornal da Tarde de 2/4/1994, pág. 16.

O próprio Roberto Augusto, que "sagrou" Edir como bispo, separou-se de Macedo e retornou à Igreja da Nova Vida; algo de semelhante fizeram vários companheiros de Edir Macedo - entre os quais o famoso pastor Carlos Magno de Miranda, que se retirou para fundar a sua Igreja, dita "do Espírito Santo de Deus". Romildo Soares, cunhado de Edir, afastou-se para constituir sua Igreja, dita "Igreja da Graça". Na verdade, a colaboração com Edir se tornou difícil por causa da prepotência deste líder e eu) virtude do espírito mercantilista que cada vez mais foi prevalecendo em suas atividades.

Feito "bispo" monárquico, Edir criou para si um vasto império. Como pregador do Evangelho e arauto de curas, foi adquirindo vários meios de comunicação e outros bens materiais no Brasil e no exterior.


 
2. O culto praticado na Igreja Universal


 
O culto exercido nas sessões da Igreja Universal do Reino de Deus é predominantemente o de atendimento às pessoas que lá compareçam, afetadas por algum problema físico, psíquico, familiar, econômico... Os pastores desta Igreja atribuem o surto desses problemas à intervenção do demônio (não raro confundido com a pomba-gira ou algum exu da Umbanda); consequentemente, aplicam exorcismos - o que se faz em meio a gritos, lágrimas, gemidos, convulsões, pancadas, aclamações, palmas, etc...

Edir Macedo tem o dinheiro cru grande estima: "O dinheiro é uma ferramenta sagrada que Deus usa na sua obra" (Jornal da Tarde, 6/4/1991, pág. 14) - daí a insistência no pagamento do dízimo. Há diversos modos de estimular os fiéis à entrega de dinheiro; exemplificando: são distribuídos envelopes aos crentes, aos quais é dado um prazo fixo para que os devolvam com um fio de cabelo para ser benzido e a contribuição monetária; são também motivo para arrecadar donativos os cultos considerados especiais, que requerem unção com azeite, correntes de libertação, de prosperidade, de Gedeão, do amor.
 
 
3. Uma reflexão

 
Verifica-se que o grande interesse da Igreja Universal e de denomina­ções congêneres é o serviço ao homem. Assim, faz-se da religião um sistema mágico de solução dos mais diversos problemas do indivíduo; cria-se uni novo tipo de 'pronto-socorro': o religioso, o qual pode realizar aparentes prodígios mediante a sugestão movida por temas religiosos (sempre muito penetrantes). O culto a Deus em adoração e louvor se torna secundário quando ocorre, é em função de pretensas curas e façanhas "portentosas".

Ora, religião é, antes do mais, ligação do homem com Deus; tem por objetivo primeiro adorar e glorificar a Deus, porque Ele é santo e infinitamen­te sábio e bom, independentemente deste ou daquele efeito extraordinário. É o que o Pai-Nosso ensina, propondo em suas três primeiras petições um olhar para Deus Pai; depois é que vêm as petições relativas ao homem, enquanto filho de Deus, tendente à Casa do Pai através das estradas desta vida. A religião há de ser teocêntrica, e não antropocêntrica.
 
Fonte:- Cleófas.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Canales Deportes y Películas

««« SAT TOTAL REPLAY »»»

Arquivos do BLOG

CANAL SAPO VÍDEOS

Atualize por e-mail