Pesquisa personalizada

TV e VÍDEO

««« DOIS CLIQUES PARA ASSISTIR EM TELA CHEIA »»»

Atualização nos Satélites

Dica

:- SE OS VÍDEOS ESTIVEREM TRAVANDO, ASSISTA EM TELA CHEIA !!!!

«« RTP Internacional - PORTUGAL »»





















































sábado, 9 de fevereiro de 2013

Ataques informáticos são cada vez mais complexos

Os "incidentes" nas redes informáticas são hoje mais complexos, com ataques distribuídos, e requerem cada vez maior sofisticação a quem combate, disse hoje à Lusa João Nuno Ferreira, da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).
 
 
O presidente do conselho executivo daquela fundação, que tem uma equipa especializada na resposta a incidentes de segurança (CERT.PT), considera que o combate aos vírus informáticos, às “botnet” (colecções de agentes de software malignos) e às violações de “copy-right”, requer maior coordenação das equipas que actuam nessa área, face à sofisticação crescente.
 
 
A segurança na internet é um dos temas de trabalho das jornadas anuais da Fundação para a Computação Científica Nacional, que decorrem na Universidade de Aveiro até sexta-feira, estabelecendo o contacto directo entre a comunidade académica e a equipa CERT.PT.
 
 
"Já se fez um longo trabalho, mas esta reunião é exactamente para falar com eles sobre as ideias de como melhorar. É preciso ter mecanismos que garantam a integridade da informação e dos sistemas", explicou à Lusa João Nuno Ferreira.
 
 
O presidente da FCCN explica que o CERT.PT procura contribuir para a segurança da informação nas universidades, para o combate aos vírus, às “botnet” e às violações de “copy-right”, "numa articulação bem estruturada com o papel que cabe às autoridades, sem se sobrepor".
 
 
Relembra que a internet desenvolveu-se entre os investigadores sem grandes preocupações de segurança, mas "à medida que a sociedade se foi deslocando para dentro da internet, o bom e o mau que há na sociedade apareceu lá", pelo que a segurança na informação que circula nos meios académicos é essencial.
 
 
O CERT.PT desenvolve actividade na resposta a incidentes de segurança para várias comunidades, mas focada sobretudo na comunidade académica.
 
 
Se é detectada uma violação, o CERT alerta, através de canais seguros, a instituição, cujo servidor foi comprometido por alguém que instalou um vírus, e que depois é usado para fazer ataques a outras instituições.
 
 
"Por exemplo, identificámos que um ataque está a vir de um computador x que está ligado à uma dada rede e contactamos imediatamente essa instituição para verificar a situação. Muitas vezes são máquinas que estão esquecidas, mal configuradas, ou que não têm um administrador e após o nosso contacto o problema é resolvido", descreve.
 
 
A Fundação mantém também a "Linha Alerta", através da qual as denúncias recebidas são analisadas por operadores especializados e encaminhadas para as autoridades de investigação criminal e contribui para o bloqueio e remoção de conteúdos ilegais na internet, associados a pornografia infantil e apologia da violência e do racismo.
 
 
Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Canales Deportes y Películas

««« SAT TOTAL REPLAY »»»

Arquivos do BLOG

CANAL SAPO VÍDEOS

Atualize por e-mail